A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) iniciou nesta semana a instalação de aquecedores solar nas casas do Residencial Whitaker de Miranda, em Guararapes. Todas as 106 moradias receberão os equipamentos a serem instalados pela Dinâmica Energia Solar, de São Carlos.
O aquecedor já estava previsto no projeto arquitetônico das moradias. O custo corre por conta da CDHU e não será acrescido às prestações pagas pelos mutuários. A estatal faz a entrega por pacotes em que licita os equipamentos para conjuntos habitacionais de vários municípios do Estado. Este lote que inclui Guararapes atenderá outros 39 conjuntos nas regiões de Araçatuba e Presidente Prudente. O cronograma de instalação obedece aos prazos do processo de licitação e calendário da empresa contratada para o serviço.
A economia de energia elétrica com o uso do aquecedor pode superar os 20%, segundo informações do setor de Engenharia da CDHU. Dentro da gestão ambiental do governo estadual, o aparelho é regra para os projetos da empresa que já planeja unidades com sistemas de reaproveitamento de água.
O sistema de aquecimento solar possui dois componentes básicos: o coletor (placa), reservatório térmico (boiler). O coletor é instalado sobre o telhado e absorve o calor, aquecendo a água que circula em seu interior. A água aquecida é armazenada no reservatório, que varia de tamanho conforme a necessidade de consumo e é destinada exclusivamente para o chuveiro. Os reservatórios do Whitaker de Miranda têm capacidade de 200 litros suficientes para média de quatro a cinco banhos que duram de 15 a 20 minutos.
O conjunto Whitaker de Miranda foi entregue em julho de 2014 com toda a infraestrutura pronta: pavimentação asfáltica, guias, sarjetas, galerias de águas pluviais, rede de água e esgoto, iluminação, paisagismo e arborização.
Assessoria de Comunicação