Vote e veja os Resultados
UFM 2017 - R$ 3,1223

11/10/2016
› Outubro Rosa aumenta procura pela mamografia em Guararapes

Campanha nacional para prevenção do câncer de mama vai até dia 31; agendamento pode ser feito nas UBSs

Mais de 20 mulheres têm realizado, por dia, a mamografia durante o Outubro Rosa, em Guararapes. No mês da campanha, dedicado ao preventivo, a procura pelo exame aumenta em média 50% no município e a divulgação é dos motivos do crescimento. A dona de casa Durcilene Pereira Ribeiro, 44 anos, foi uma das mulheres que aproveitou o período para colocar em dia o diagnóstico. “Faço todos os anos e sempre aproveito a campanha porque acho o agendamento mais rápido”, diz. Ela foi à Casa de Saúde agendou e realizou a mamografia no mesmo dia.

O público alvo da campanha, que termina no dia 31, são mulheres a partir de 40 anos. As que possuem casos de câncer na família podem requisitar o exame a partir dos 35 anos.

Em Guararapes a mamografia pode ser agendada na Casa de Saúde, praça Max Wirth, 14 (fone: 3406-2396) e nas UBSs Akira Motomatsu, Rua Antônio Prado,665 (3606-4575) e Severino Poleto, Rua Stélio Machado Loureiro, 331 (34-6-3700). O exame é feito somente na Casa de Saúde das 7h30 às 11 horas e das 13 horas às 14h40.

A mamografia, uma radiografia das mamas, detecta um dos cânceres mais comuns nas mulheres. O câncer de mama representa 25% dos novos casos da doenças por ano. Se detectado no início, as chances de cura aumentam. O diagnóstico precoce é a maneira mais eficaz de reduzir os índices de morte pela doença. “A conscientização das mulheres quanto à importância da prevenção é essencial para o aumento das chances de cura e, queda da mortalidade”, coloca a enfermeira da Casa de Saúde, Cristiane Covolo Bonfietti Cunha.

Quando detectadas alterações, as mamografias são automaticamente encaminhadas para um ginecologista e a paciente incluída na agenda de atendimento. Mas mesmo sem descoberta de indícios da doença é importante a retirada do exame. “Muitas mulheres fazem o exame e não voltam para buscá-lo”, revela a técnica de radiologia, Maria Estela São Felício Maia faz um alerta para a importância da retirada do exame para análise de um médico.

O resultado das mamografias realizadas durante do Outubro Rosa levam em média 30 dias para ficarem prontas. Fora deste período, com demanda menor, o prazo cai para 15 dias.

© Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.

icone instar © Copyright Instar - 2006-2017. Todos os direitos reservados.