UFM 2017 - R$ 3,1223

22/02/2017
› CHEGADA DO CARNAVAL REFORÇA NECESSIDADE DA PREVENÇÃO

Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano pelos brasileiros. Muita gente se programa para viajar e conhecer novas pessoas em micaretas, bailes e trio elétrico. Mas, nesta época do ano em meio às festas de carnaval, as atenções devem ser redobradas em relação às doenças sexualmente transmissíveis, para evitar preocupações quando a folia acabar.

Segundo levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica de Guararapes, através do Departamento de Saúde, as DST adquiridas por relação sexual sem proteção vem aumentado consideravelmente em nosso município. As mais freqüentes são: Sífilis (apresenta-se inicialmente por ferida na região genital de homens e mulheres e em fase mais avançada podem aparecer manchas pelo corpo, principalmente palma das mãos e dos pés e também acometer órgão), o Condiloma (verrugas nos órgãos genitais tanto do homem como da mulher que pode levar ao câncer de útero na mulher e câncer de pênis no homem), seguidas das Hepatites B e C e o HIV.

Neste ano de 2017, o Ministério da Saúde vai disponibilizar, para todos os postos da rede pública, 77 milhões de preservativos. “No Carnaval, use camisinha e viva essa grande festa” faz parte da campanha nacional de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. De acordo com MS, O Brasil enfrenta uma epidemia de casos de HIV/Aids, com cerca de 40 mil novos infectados por ano, principalmente entre jovens de 20 a 24 anos de idade.

Portanto, a Vigilância Epidemiológica tem disponível, o ano todo, nos Postos de Saúde e na Santa Casa da cidade preservativo masculino e feminino. Segundo a enfermeira da VE, Larissa Martini Bertuzzo, todas as segundas e quartas-feiras são realizadas coletas de exames para pesquisa das DST para toda a população e, principalmente, as pessoas que tenham sido expostas a alguma situação de risco, como por exemplo, relação sexual sem proteção ou compartilhou agulha ao usar algum tipo de drogas.

Além disso, o Departamento também oferece a coleta do preventivo para as mulheres. Este exame pode detectar e prevenir doenças. Basta procurar o posto de saúde mais próximo e agendar.

Nos dias 27 e 28 de fevereiro quem precisar de preservativos poderão estar retirando na Santa Casa de Guararapes. Os postos de Saúde vão estar fechados nestes dias e só retornarão no dia 01 (quarta-feira) em expediente normal.