UFM 2017 - R$ 3,1223

17/03/2017
› GUARARAPES RECEBE O ESPETÁCULO CIA. SUNO

No próximo dia 24 de março, sexta-feira, às 20h, na Praça Mohamed Dargham, Guararapes vai receber a Cia. Suno espetáculo “Chafurda!”. Uma parceria do Departamento de Cultura e Turismo com o Circuito Cultural 2017.

Partindo de uma situação cotidiana, os palhaços criam um cenário cômico. Desentupidores, baldes, vassouras, panos, bolas de sabão e até facas são utilizadas para a faxina e também para divertidos números de habilidades. Recheados de malabarismos, acrobacias, equilibrismo e palhaçada, o espetáculo é dinâmico e divertido, onde uma simples arrumação se transforma em uma enorme brincadeira.

Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998 por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa cênica na cidade de Santos.

Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre “Fando e Lis”, “Piquenique no Front” e “O Arquiteto e o Imperador da Síria”. Logo após, iniciou um trabalho sobre “Esperando Godot”, onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção e melhor ator coadjuvante. Iniciava aí a “Identidade” da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.

Hoje a Cia Suno tem doze espetáculos em seu repertório. Há desde o lúdico “A Bailarina e o Palhaço”, que conta uma linda história de amor entre esses tradicionais personagens do universo infantil; como o dinâmico “Estripulias no Circo”, que apresenta a história da criação do circo em ordem cronológica, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo, até a linhagem mais moderna e inusitada.

Além de se dedicar à arte circense nestes quinze anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2016). Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.