UFM 2017 - R$ 3,1223

23/03/2017
› AÇÕES CONTRA A LEISHMANIOSE SÃO REALIZADAS EM GUARARAPES

A Vigilância Sanitária e o Controle de Zoonoses de Guararapes desenvolveram durante toda a semana ações contra a leishmaniose. Depois que um caso da doença em humano foi confirmado na cidade, os agentes comunitários de saúde e agentes da Vigilância Sanitária estão trabalhando com o manejo ambiental, em torno da residência do morador de 66 anos que contraiu a leishmaniose visceral.

A ação consiste em uma avaliação no imóvel em relação aos possíveis criadouros do mosquito palha, transmissor da leishmaniose. Durante a visita os moradores são orientados e, se houver um possível criadouro, os agentes orientam a eliminação.

Além das visitas casa a casa, a equipe e o médico veterinário da Zoonoses de Guararapes estão fazendo a coleta de sangue dos cães, no raio de 200 metros em torno do caso positivo.

A Educadora de IEC - Informação, Educação e Comunicação, Elaine Lagrotti, explica que em relação aos cães percebe-se uma maior preocupação devido aos sintomas da doença, embora em muitos casos a doença permanece silenciosa. Porém em relação aos criadouros, ainda têm encontrado muitos em todo o município.

As medidas de prevenção são:

- manter a poda de árvores, folhagens e gramados dos quintais;

- manter quintais e galinheiros limpos e livres de folhas, frutos e fezes;

- se possível colocar telas fina nas portas e janelas;

- manter a saúde e a higiene do animais.

O horário de trabalho dos agentes é das 8h30 às 11h00 e das 13h30 às 16h30.