UFM 2017 - R$ 3,1223

18/04/2017
› ESCOLAS MUNICIPAIS REALIZAM PROJETO PARA INCETIVAR DA LEITURA

Incentivar a leitura. É este o objetivo do Projeto “Contando e Recontando” que vai ser desenvolvido com as crianças de 3 a 5 anos, durante o ano todo, pelas Escolas Municipais de Educação Básica Professora Zelma Venâncio e Professor José Rossi Neto de Guararapes e que tem o apoio do Departamento de Educação.

Um por um, o aluno vai receber da professora e levar para casa a chamada “Pasta Mágica”. Nessa pasta contém um livro de história e o intuito é que os pais participem e tenham este momento de leitura junto com a criança. Em seguida, com um papel de sulfite padronizado, a criança vai desenhar o que ela mais gostou e o que a leitura proporcionou a ela. Depois, essa história será contada para os outros alunos em sala de aula.

Para a Coordenadora de Núcleo de Educação Infantil, Mônica Natali Vianna Ferreira, é importante envolver os pais neste tipo de projeto, para que a leitura seja incentivada nas crianças. “Pensando que, neste contato, a criança vai iniciar seu processo de alfabetização desde a educação infantil, que é o letramento”, completa Mônica.

Na terça-feira, 18 de maio, no dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao escritor brasileiro e criador da literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato, deu início ao lançamento do projeto. As crianças receberam a Tia Madá, que através do teatro e da música passou a mensagem para os pequenos sobre a importância da leitura.

No final do projeto “Contando e Recontando” um livro será feito por cada turma contendo todas as atividades desenvolvidas.