UFM 2017 - R$ 3,1223

08/07/2017 às 16:08:00
› ESCOLAS MUNICIPAIS ENSINAM NA PRÁTICA SOBRE A VIDA DO HOMEM NO CAMPO

As EMEBs Profº Francisco Almeida Ribeiro e Profª Iris de Freitas Costa promoveram uma aula bastante diferente aos alunos de 3 a 5 anos de idade.

Acompanhadas de algumas mães e professores, as crianças visitaram uma propriedade rural para aprender na prática como vive o homem do campo. Chegando ao sítio foram recebidos por um profissional que trabalha no local. Durante a visita, que ocorreu no período da manhã e da tarde, os alunos tiveram contato com a plantação de sorgo e, através da cana-de-açúcar, aprenderam como se faz a garapa. E tudo feito na hora!

Além disso, conheceram as modernidades dos implementos agrícolas e tiveram contato com os animais como porcos, ovelhas, vacas, cavalos etc. Em seguida, um gostoso piquenique finalizou um dia de muita aprendizagem.

As EMEBs Profº Francisco Rossi Neto e Profª Zelma Venâncio, paralelamente, também proporcionaram aos alunos um Projeto “Festa Caipira e a Vida na Roça” voltado ao campo.

Diversas atividades foram realizadas para a criançada, onde aprenderam a valorizar a agricultura de uma forma bastante dinâmica. Conheceram a horta comunitária, localizada no Bairro Aeroporto, e na escola plantaram sementes de verduras.

Os pequenos colocaram a mão na massa e fizeram deliciosas receitas de bolo de milho, fubá, cenoura e paçoquinha. Tudo isso para aprender como o alimento chega à mesa. Teve até milho cozido trazido direto da roça.

O projeto foi encerrado com uma grande festa caipira com direito a dança, brincadeiras e, claro, muito comida boa.