UFM 2017 - R$ 3,1223

11/07/2017 às 16:18:00
› JULHO AMARELO DESPERTA A ATENÇÃO PARA AS HEPATITES VIRAIS

Promovida pelo Ministério da Saúde, a campanha “Julho Amarelo” acontece durante todo este mês e no dia 28 de julho como o dia D de combate as hepatites.

As Unidades Básicas de Saúde de Guararapes vão intensificar as informações à população, sobre a conscientização da prevenção do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais B e C.

Neste ano de 2017, de janeiro a julho, Guararapes registrou apenas um caso de hepatite C e nenhum de hepatite B. Para a enfermeira da VE, Larissa Martini Bertuzzo, saber que se tem a doença é o grande desafio, por isso, a recomendação de realização dos testes para as hepatites, tem o objetivo de fazer o diagnóstico o mais precocemente.

As hepatites B e C são inflamações no fígado causadas por vírus e quase sempre sem sintomas no início.  Os sinais podem ser urina escura, pele e olhos amarelados, febre, cansaço, mal-estar, enjoo, tontura e dor abdominal. Em algumas situações, são sintomas semelhantes aos de uma gripe.

As hepatites podem ser transmitidas por sangue contaminado presente em objetos, como por exemplo, alicate de unha e agulhas, também através do sexo desprotegido e podem passar da mãe portadora do vírus para o filho durante o parto, na amamentação ou ainda na própria gestação.  A hepatite B é uma infecção sexualmente transmissível muito fácil de pegar.

A vacina para a hepatite B é oferecida em todas as unidades de saúde, e para a hepatite C não existe vacina.

O exame para o diagnóstico é de graça, disponível para o município e não precisa passar pelo médico. A população pode procurar a unidade de saúde mais próxima, fazer os testes rápidos que são disponíveis o ano todo. Os dias das coletas para o exame são: segunda, quarta e sexta, das 7h às 9h.

Dados do Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 746 mil portadores do vírus da hepatite B, sendo que muitos não sabem que tem o vírus.