UFM 2017 - R$ 3,1223

24/07/2017 às 11:18:00
› CONFERÊNCIA DISCUTE DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Com a finalidade de avaliar a política da Assistência Social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi realizado nesta segunda-feira (24), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS. O evento aconteceu no salão do CRIE e foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social, Departamento de Assistência Social com o apoio da Prefeitura de Guararapes. Estiveram presentes os representantes do poder público, sociedade civil, conselheiros, usuários da assistência social, representantes do legislativo, representantes das entidades não governamentais, poder judiciário e o Fundo Social de Solidariedade.

Antes de dar início aos assuntos a serem discutidos, houve uma belíssima apresentação de dança das crianças da Fundação Mirim da cidade.

A Conferência foi presidida pela Assistente Social e pós-graduada em gestão do SUAS, Rebeca Brito de Moraes. Quatro eixos foram debatidos: A proteção social não-contribuitiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; Gestão democrática e Controle Social – o lugar da sociedade civil no SUAS; O acesso às seguranças socioassintenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Para a diretora do Departamento de Assistência Social, Suely Marquini, a Conferência Municipal, que ocorre a cada dois anos, é uma forma de realizar novas propostas e fazer uma avaliação sobre o que já avançou no nosso município e, assim, melhorar a Assistência em nossa cidade.