UFM 2017 - R$ 3,1223

26/07/2017 às 11:36:00
› VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM CÃES E GATOS COMEÇA DIA 05 DE AGOSTO

O Departamento de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realiza de 05 de agosto a 02 de setembro, todos os sábados, a Campanha de Vacinação Antirrábica, em Guararapes. A expectativa é vacinar, gratuitamente, sete mil animais, entre cães e gatos, macho e fêmea a partir dos seis meses de idade.

A vacina é a única forma de prevenção contra a doença.  Embora, nos dias de hoje, a raiva seja uma doença controlada, ela ainda é uma grande preocupação. Incurável nos animais e fatal em praticamente 100% dos casos, a doença é uma zoonose podendo afetar os seres humanos.

Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam os cachorros, gatos e humanos de forma acidental.

O contágio ocorre por meio de troca de secreção, contato sanguíneo ou mordida. Nos cachorros essa doença é conhecida como raiva canina. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia. Além da mudança de comportamento, um cão feliz e brincalhão pode se tornar um animal quieto, recatado e cansado. Esses sintomas vão se mostrando de acordo com as fases da raiva canina.

Segundo a educadora de IEC (Informação, Educação e Comunicação) Elaine Lagrotti, a Vigilância Sanitária orienta os donos dos animais que, no dia da vacinação, os cães sejam levados presos em guias e os gatos transportados em gaiolas ou caixas especiais para evitar acidentes.

Junto com o trabalho de vacinação, a VISA está orientando a população em relação à posse responsável de animal. “Antes de adquirir ou adotar um animal de estimação verifique se toda a família está de acordo e se você poderá pagar todas as despesas com alimentação, vacinas, vermífugos e cuidados veterinários durante toda a vida dele”, completou Elaine.

Confira os postos de vacinação, que foram definidos em cinco setores:

Setor 1

Dia 05/08 – das 9h30 às 14h30

- Comunidade Evangélica Maranata (Rua Vila Nova)

- Creche Vila Nova

- Praça Mohamed Dargham

- Centro Comunitário Cohab

- Centro Comunitário Conjunto Habitacional Clineu de Almeida

Setor 2

Dia 12/08 – das 9h30 às 14h30

- EMEB Elvira Guelli (Parquinho Industrial)

- PSF Tenente Rio Branco