UFM 2017 - R$ 3,1223

12/08/2017 às 17:00:00
› PREFEITURA DE GUARARAPES ALERTA POPULAÇÃO SOBRE QUEIMADAS URBANAS

O período é de muita seca. Faz dois meses que não chove em Guararapes, e com esta estiagem muitos moradores aproveitam para eliminar o lixo doméstico e limpar terrenos com fogo. No entanto, esse tipo de prática é criminosa e passível de multa que varia de R$ 1.248,92 a R$ 4.058,99 conforme lei municipal nº 2.719 de 30/11/2010.

O número de queimadas urbanas no município aumentou, por isso, a assessoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Guararapes alerta para que a população tome cuidados para evitar danos ao meio ambiente e riscos ao ser humano. Entre eles:

- não queimar lixo doméstico, ainda que sejam folhas secas e papeis no quintal de casa;

- Não jogar lixo em terrenos baldios, áreas verdes ou matas ciliares, para evitar a possibilidade de queimadas espontâneas;

‣ Não jogar bitucas acesas de cigarro em locais onde há lixo, folhas secas ou mato, principalmente da janela do carro em movimento e em estradas.

A fumaça diminui a qualidade do ar provocando doenças respiratórias, como asma e rinite, atingindo, principalmente idosos e crianças. E quando a queimada acontece às margens de rodovias, pode diminuir a visibilidade dos motoristas e com isso, provocar acidentes graves.

Diante dessa situação, as autoridades ambientais orientam que a população denuncie os casos de queimadas urbanas. Qualquer pessoa pode denunciar à Vigilância Sanitária e assessoria de Meio Ambiente, através dos telefones: 3606 2616 ou 3406 1855.