UFM 2017 - R$ 3,1223

12/08/2017 às 17:03:00
› GUARARAPES PARTICIPA DA SEMANA DE PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL

A Vigilância Sanitária de Guararapes, no período de 7 a 11 de agosto, participou da Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral, com o slogan #eu apoio e faço parte.

Durante a semana foram desenvolvidos diversos trabalhos. Segundo a Educadora de IEC (Informação, Educação e Comunicação) Elaine Lagrotti, os agentes comunitários de saúde e os agentes da VISA realizaram o diagnóstico ambiental, onde percorreram as áreas do município que tiveram índices positivos da leishmaniose em cães. Durante a visita, os agentes propõem medidas imediatas para o controle da doença. Também foi elaborada uma oficina pedagógica para a fabricação de materiais educativos, como folhetos e cartazes. Todo este material será distribuído à população, entidades e escolas da cidade.

A semana de prevenção e controle vem para aumentar o combate à doença, mas o trabalho tem que ser contínuo e em parceria com a população.

A principal forma de evitar a leishmaniose visceral é manter as ruas e quintais livres de entulhos, pois é justamente no lixo que o mosquito palha, transmissor da doença, se multiplica. A leishmaniose visceral é uma doença grave, causada por um parasita transmissor para pessoas e cães por meio da picada do mosquito palha. No ciclo da doença o inseto pica um cão doente (portador do parasita) e depois pica uma pessoa saudável, que também pode desenvolver a doença.

Os sintomas da leishmaniose em humanos são: febre durante muitos dias, perda de peso, fraqueza, anemia, aumento do fígado e baço. Em cães são: emagrecimento, queda de pelos, crescimento das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, orelhas e patas.