UFM 2017 - R$ 3,1223

26/08/2017 às 15:06:00
› AGRICULTORES PARTICIPAM DO CURSO DE PRODUÇÃO DE TOMATE ORGÂNICO

Apoio da Prefeitura garante novas oportunidades aos produtores

A Casa da Agricultura de Guararapes, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste) e a Associação dos Produtores do município, realizou o curso de capacitação de tomate orgânico.

O curso, que teve o total apoio da Prefeitura, iniciou em março deste ano e o encerramento ocorreu na quarta-feira, 23.

A capacitação também contou com a parceria do produtor Roberto Yaji, que cedeu sua propriedade rural para a plantação e realização do curso. Lá foram plantados, em uma área de 500 m², três tipos de tomates: cereja, caqui e saladete. Para se ter uma ideia, apenas um tomate chegou a pesar 600 gramas. Livre de agrotóxicos e fertilizantes químicos, o cultivo de maneira natural apresenta uma série de vantagens em comparação aos provenientes do cultivo tradicional. O período para a colheita da fruto é de 120 dias.

O conteúdo programático incluiu desde a preparação do solo, o plantio, acompanhamento da planta, controle de pragas e doenças, frutificação, até a colheita e o beneficiamento. As aulas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Renato de Souza Polli.

Os 15 participantes receberam todo o material necessário e certificado de participação.

Com a certificação orgânica obtida, agora, os agricultores poderão utilizar das técnicas que aprenderam em suas propriedades e, principalmente, a venda do produto.

PRODUÇÃO DE TOMATE ORGÂNICO

O tomate é uma das hortaliças cultivada mais consumidas no Brasil.

Quando se pensa em produção de tomates orgânicos, devemos levar em consideração que o tomateiro é uma planta muito sensível ao ataque de pragas e doenças. Segundo o técnico Agrícola da Casa da Agricultura de Guararapes, Altair Pereira Neves, para o controle de pragas e doenças na agricultura orgânica é utilizado técnicas que buscam o equilíbrio ecológico da propriedade e a pura e simples substituição de agrotóxicos por produtos naturais ou pelo controle biológico.