UFM 2017 - R$ 3,1223

22/09/2017 às 15:39:00
› CALOR PROVOCA O SURGIMENTO DE ESCORPIÕES

Com as altas temperaturas o número de acidentes com escorpiões aumenta, justamente por ser um período de proliferação do aracnídeo. O tipo mais comum é o escorpião amarelo e pode levar à morte.

Por isso, a Prefeitura de Guararapes, por meio da Vigilância Sanitária, alerta a população sobre os riscos e também sobre o trabalho de prevenção.

Segundo a chefe de seção da VISA e Zoonoses, Carla Pitori, as creches e escolas municipais estão sendo orientadas para os cuidados com as crianças. “Importante não deixar lixo acumulado, porque do lixo surge barata, que é o principal alimento do escorpião. Colocar telas nos ralos e tomar cuidado com os colchões. Em caso de picada levar a criança imediatamente ao Pronto Socorro”, explica Carla.

Ainda segundo ela, os trabalhos de prevenção continuam. Será realizada a dedetização em todos os bueiros da cidade, para que seja evitada a proliferação de insetos. A primeira dedetização aconteceu em março deste ano.

Além disso, outra medida essencial e eficaz é o arrastão, que acontece em todos os bairros desde fevereiro de 2017. Primeiro o agente da Vigilância passa nas residências para informar a data e o local em que o morador deverá colocar em frente à sua casa o lixo retirado do quintal, para que assim, o caminhão da Prefeitura passe recolhendo todo o material.

O escorpião é um animal que tem um ferrão na ponta da cauda e cujo veneno pode causar acidentes graves em crianças e idosos; não gostam de claridade; vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo vivem sob as cascas das árvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos. Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos (buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira).

Mantenha sua moradia sempre limpa:

- Evite o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades das casas. Manter jardins e quintais limpos;

- Limpar periodicamente os terrenos, se for terreno ou imóvel abandonado ligue para a fiscalização;

- Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois os escorpiões podem se esconder neles;

- Não colocar mãos em buracos, sob pedras e troncos podres;

- A entrada do escorpião dentro das casas pode ser evitada vedando-se as soleiras das portas e janelas quando começar anoitecer;

- Usar telas em ralos do chão, pias, tanques e janelas;

- Afastar camas e berços das paredes.

Em caso de dúvida, ligue para o telefone 3606 2616 – Vigilância Sanitária.